Da série: Sintomas de ansiedade ou estresse
“Alguém sente tipo como se tivesse labirintite? ‘Cabeça oca’? Sensação de andar nas nuvens?”
(Amanda S.)
Esse é de fato um sintoma da ansiedade Amanda S.. Um dos piores na minha opinião.
1 – Parece labirintite mas não é
Porém o termo correto pra isso não é labirintite. Porque Labirintite é uma desordem do equilíbrio do corpo humano. Tal desordem é causada por um processo inflamatório ou infeccioso que afeta os labirintos, que ficam dentro do sistema vestibular, órgão responsável pelo equilíbrio, postura e orientação do corpo e que se localiza no ouvido interno.
Portanto o termo correto é TONTURA. Na tontura causada por ansiedade ou estresse não existe uma localização exata do problema no nosso corpo, como na labirintite. Você se sente tonto, fraco, fora de equilíbrio, instável, sensação que vai desmaiar ou que você pode cair. Também pode sentir como se estivesse andando em um barco sobre a água, que o chão abaixo de você está se movendo para cima e para baixo ou de lado a lado, sente que suas pernas não podem apoiá-lo, que você está instável, ou que é difícil manter o equilíbrio.
Eu já tive, te entendo porque a sensação é terrível. Parece que você está saindo do seu corpo.
Já confundi essa tontura por ansiedade com labirintite e hipoglicemia, mas não é a mesma coisa. Lembrando que só um médico pode te examinar e esclarecer na clínica o que você de fato tem. Existem milhares de causas para tonturas e a ansiedade é apenas uma delas.
2 – Já entendi a diferença, mas o que posso fazer pra melhorar?
Tá, mas compreendido isso, depois de feita a diferenciação, o que podemos fazer pra melhorar esse sintoma que vou chamar de agora em diante de tontura.
Primeiro, você tem que identificar as causas. Já sabemos que se trata de ansiedade ou estresse, mas aqui me refiro a qual atitude sua, mesmo em nível inconsciente, está causando este sintoma. Só um médico pode te falar ao certo, mas aqui levanto algumas possibilidades:
3 – Respiração
Preste atenção na sua respiração – se sua tontura é causada por hiper ou hipoventilação (respirar menos ou mais aceleradamente que o ritmo natural), retornar ao estilo de respiração natural – relaxado, mais lento e mais profundo – vai ajudar a corrigir os níveis de CO2, o que irá eliminar a tontura causada por ventilação.
Posteriormente prometo falar sobre esse estilo de respiração natural, porque parece simples, mas estamos nos esquecendo do simples o que acaba resultando em sintomas como a tontura.
4 – Diminua o ritmo com ritmo
Se a sua tontura é causada por uma resposta ao estresse ativo – acalmar-se vai trazer um fim à resposta ao estresse e suas mudanças. Como nosso corpo se recupera rapidamente, o funcionamento do corpo vai voltar ao normal e sua tontura deve diminuir.
O problema é que nem sempre dá pra diminuir o ritmo. Esse ano mesmo tive tonturas enquanto passava pelo processo seletivo do mestrado (que me deixava muito ansiosa) e não podia parar. Resolvi então me tratar com meditação, fazendo massagem, ouvindo músicas lentas e, principalmente não abrindo mão da minha corrida leve 3x por semana. Não dava tempo de fazer academia, mas como sei dos benefícios do aeróbico para esse tipo de sintoma encarei a esteira como se fosse remédio. Posteriormente falo mais sobre isso porque não é uma ferramenta fácil de seguir. Não me xingue por falar isso! Sei bem que nós ansiosos temos dificuldade com exercícios aeróbicos porque eles “imitam” direitinho a aceleração cardíaca que acontece numa crise de pânico. Facilmente a aula de spinning pode resultar em “eu vou morrerrrr”… Veja algumas dicas de quem passou por isso aqui.
5 – Parada forçada é melhor que parada obrigatória
Se a sua tontura é causada pelo estresse persistentemente elevado, acumulado, fruto de meses de estresse, talvez seja necessário fazer uma parada forçada.
Tenho uma palavra super bonita pra isso: fériasssss!!! Haha. Nem sempre conseguimos também, mas aqui gostaria que você pensasse assim: é melhor tirar férias com o objetivo de des-can-sar do que precisar tirar férias forçadas porque você se vê incapacitado pelo sintoma. Aqui só vale férias para descanso. Nada daquele estilo de férias que a gente volta mais cansado do que foi. Lembrando que o cansaço também pode causar tonturas.
Enfim, uma das minhas metas pra 2017 é não sentir tonturas causadas por ansiedade. E vocês, já passaram por isso?
As informações contidas neste site não pretendem substituir a consulta médica ou atendimento psicoterápico.
Substituímos os nomes para resguardar a identidade dos depoimentos.