Da série: Depoimentos
Por Maisy Adams

 

Para aquele que escolheu me amar e amar tudo o que vem comigo,

Eu estou tendo um dia difícil.

Quando nos casamos você se comprometeu a estar do meu lado: nos melhores e piores momentos das nossas vidas. Hoje estou no pior dos piores dias. Se você recebeu esta carta, há uma chance de eu estar enrolada em um canto, em algum lugar de nossa casa, soluçando incontrolavelmente.

Por favor, me encontre, me abrace e me dê um beijo na testa. Provavelmente vou precisar de alguns lenços também, a menos que você não se importe de usar a manga da sua camisa para limpar meus olhos … e provavelmente meu nariz.

Por favor, saiba que isso não tem nada a ver com você. Eu sei que você nunca viveu com alguém que sofre de ansiedade e depressão antes. Nunca teve que entrar em casa e confortar uma pessoa que você ama de um monstro invisível que vive dentro dela. Se esta fosse uma doença visível, você conseguiria ver as cicatrizes das batalhas que eu luto diariamente e as contusões de quando minha ansiedade está me batendo por dentro. Mas você não pode ver.

Você apenas tem que confiar que eu estou lutando todos os dias para ser a melhor versão de mim mesma: para mim e para você.

 Amar você é uma das coisas mais fáceis e uma das mais difíceis que já enfrentei: tudo ao mesmo tempo. Você me deu algo para lutar, mas também um medo maior do que eu já conheci. Meu medo é que tudo o que vem com o ser humano que sou, um dia vai fazer você ir embora. Eu não posso controlar isso, e isso me assusta também. Você não me deu nenhuma razão para esses medos. Não é nada que você já fez ou disse. É exatamente o oposto.

É a ansiedade sendo medrosa e a depressão me dizendo que não sou digna do amor de alguém tão incrível quanto você.

Eu sou melhor do que elas, no entanto. A depressão e ansiedade são mentirosas. Sei que sou muito digna de amor. Na verdade, minha bênção e maldição é ser capaz de sentir profundamente coisas tão incríveis como o amor. Benção porque isso significa que vou te amar profundamente. Minha paixão, compaixão e empatia vai me fazer uma grande esposa para você e uma ótima mãe para os filhos que esperamos ter um dia. Eu só preciso que me ajude a lembrar disso  em dias assim, dias que sou superada por Ansi e o  Monstro da Pressão (é como chamo a ansiedade e depressão, assim soam menos assustadores – imagino-os como minha própria banda de heavy metal interno).

Sinto muito por não ter a capacidade de usar minhas palavras agora. Eu gostaria de poder explicar porque estou sentindo do jeito que estou sentindo e o que me faz sentir assim. No entanto na maior parte das vezes eu não consigo te explicar exatamente a razão. Às vezes tudo o que posso fazer para ajudá-lo a entender é enviar-lhe depoimentos escritos por outros que passaram pela mesma coisa.

Uma última coisa:

Tenho consciência que isso também afeta você. Eu sei que é terrível para você me ver assim. Eu nem consigo imaginar. Eu sei que você quer fazer tudo o que puder para me ver melhor, mas você  ainda está aprendendo, exatamente como eu ainda estou. Nós dois vamos ter alguns solavancos ao longo da estrada tentando descobrir como isso funciona. Eu sei que você está tentando e eu espero que você saiba que eu estou tentando, também.

Por hoje, vou precisar que você me ame um pouco mais, me abrace um pouco mais apertado e talvez pegue um pacote de gelo pra aliviar minha dor de cabeça.

Para sempre sua,
Maisy

 

Publicado originalmente em: https://themighty.com/2016/05/letter-to-husband-explaining-anxiety-and-depression/


As informações contidas neste site não pretendem substituir a consulta médica ou atendimento psicoterápico.
Substituímos os nomes para resguardar a identidade dos depoimentos.